A Maia se "crucifica" e revela repressão na igreja: "Tive minha voz abafada" - Band Jornalismo

3 years ago 933
ARTICLE AD BOX
Entretenimento

Cantora lança o clipe da música "Bota Pra Vazar": “O som que eu faço é de grito sufocado". Ela se lembra quando foi expulsa dos ensaios da peça "Roda Viva", de Zé Celso, e como isso a fortaleceu como artista.

Felipe Pinheiro

04/04/2022 • 14:03 - Atualizado em 04/04/2022 • 14:03

A Maia lança clipe de "Bota pra Vazar" e diz que a música para ela "é um grito sufocado"

A Maia lança clipe de "Bota pra Vazar" e diz que a música para ela "é um grito sufocado"

Reprodução/Instagram

A artista se reencontrou durante os meses de ensaio para a peça “Roda Viva”, escrita por Chico Buarque e dirigida por Zé Celso. “Comecei a recuperar essa voz, que foi abafada socialmente”, conta. O processo, se recorda, foi dolorido e ela chegou a ser surpreendida pelo diretor.  

A Maia lança “Bota Pra Vazar” em parceria com a cantora Blaya.


“Fui expulsa pelo Zé Celso. Ele falou: ‘você não sabe cantar’. Eu me levantei e falei, não, Zé. O mundo lá fora já me tirou muito. Posso não estrear, mas você não vai tirar o meu direito de ensaiar até o último dia. E se eu não estiver preparada para estrear, não estreio. Mas não sairei daqui”, afirma.  

“Sempre fui muito tímida, mas quando cheguei ali já estava muito calejada e massacrada. Eu já tinha milhares de nãos na minha estrada. E isso te fortalece”.  

A Maia ouvia nos ensaios que estava desafinada, mas não desanimou: “Eu chegava em casa, desmoronava e ia estudar. Quando estreei no Sesc Pompeia, a peça estava na minha voz e eu só me diverti”.  

O momento em que recebeu o não de Zé Celso foi importante para A Maia vencer tantos outros obstáculos. Ela, que gosta de música brasileira, diz que encontrou no pop uma maneira de disseminar o seu grito: “Faço música para que a minha mensagem chegue ao máximo de pessoas possível”.  

O som que eu faço é de grito sufocado. Quando retomei essa vertente, quis colocar tudo para fora. A música me libertou dos padrões e dessa caixa que nos projetam e tentam nos colocar.  

Assista ao clipe de Bota Pra Vazar
 


“Jesus seria travesti da sociedade”


“Bota Para Vazar”, que está disponível no Spotify e com clipe no Youtube, é uma parceria de A Maia com a cantora luso-brasileira Blaya. Cada uma compôs a sua parte da letra. Em uma das cenas do videoclipe, Maia aparece crucificada.  

“Se Jesus voltasse hoje, ele seria travesti da sociedade. Apedrejada, desumanizada… Vejo essa crucificação com esse lugar de violência, de injustiça e crueldade”, afirma.  

Se possui alguma preocupação sobre sofrer alguma represália de religiosos ou conservadoras? Ela, como faz na música, “bota para vazar”:

Meu amor, vai olhar os seus pecados antes de criticar uma dramaturgia. Acredito na arte e na liberdade de expressão. Venho de um teatro de resistência e não aceito censura.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.