Vídeo: 'Deus fez o homem e a mulher, o resto é jacaré', diz vereador de Vitória sobre ativista transexual - Globo.com

3 years ago 1188
ARTICLE AD BOX

Fala aconteceu depois que vereadoras sugeriram o nome de Deborah Sabará, que é mulher trans, para homenagem pelo Dia Internacional da Mulher.

Vereadores de Vitória causaram polêmica com falas sobre mulher trans

Vereadores de Vitória causaram polêmica com falas sobre mulher trans

Dois vereadores de Vitória contrários à indicação de uma mulher trans para receber uma homenagem da Câmara Municipal fizeram falas consideradas transfóbicas por especialistas em direito. A sessão foi realizada na última segunda-feira (5).

A polêmica começou depois que a ativista Deborah Sabará, que é mulher trans, foi incluída na moção de aplauso apresentada pela vereadora Camila Valadão (Psol), pelo Dia Internacional da Mulher.

Contrários à proposta, os vereadores Gilvan da Federal (PL) e Davi Esmael (PSD) fizeram discursos em que questionam a identidade de gênero.

"Eu gostaria aqui de perguntar à vereadora do Psol que fez uma moção de aplauso às mulheres se a Deborah Sabará nasceu mulher. Gostaria de saber. Porque Deus fez o homem e a mulher. Tá aqui uma moção de aplauso pro dia das mulheres à Deborah Sabará. Que não é mulher. Pode ser outra coisa, mas não é mulher. Deus fez o homem e a mulher, o resto é jacaré", falou Gilvan.

Gilvan da Federal — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Davi disse que a ativista não merece ser homenageada.

"Deborah Sabará é trans e não merece ser homenageada no seu lugar de fala de ser mulher, na minha opinião. Há mulheres que merecem essa honraria e não consigo entender a escolha de uma trans para representar as mulheres", disse Esmael, que é presidente da câmara.

Davi Esmael — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A ativista disse que ficou "estarrecida" com as falas dos vereadores.

"Fiquei estarrecida com a violência, que sofri na manhã de hoje, na câmara de vereadores de Vitória. Não dá para acreditar, na agressividade, na transfobia e muita misoginia dentro desta uma casa de lei. E inaceitável essas agressões, não somente a minha pessoa mais a todas as pessoas trans deste Brasil", escreveu em uma rede social.

Na avaliação do advogado criminalista Flávio Fabiano, os vereadores podem ter quebrado o decoro durante as falas, já que o exercício da imunidade parlamentar não é ilimitado.

"A Constituição garante aos parlamentares o livre pensamento, o livre exercício de suas expressões, que é a chamada imunidade parlamentar. No entanto, essa mesma Constituição garante que o abuso das prerrogativas pode ensejar em quebra de decoro parlamentar. Essas falas agressivas, ofensivas que, infelizmente, estão se tornando constantes na Câmara de Vitória, podem ensejar sim a abertura de processo para apuração desses fatos e, eventualmente, a cassação do mandato desses vereadores", considerou.

Para o advogado, em situações como essa, a pessoa ofendida pode representar contra os autores das falas diante do Conselho de Ética da Câmara de Vitória e na Justiça por abuso do direito à imunidade parlamentar.

"Crime eles não cometem porque, neste caso, estaríamos diante de um crime contra a honra. Mas, em razão da imunidade parlamentar, eles não praticam nem injúria, nem calúnia, nem difamação. No entanto, a Constituição Federal garante e estabelece que se excedendo, é o caso de abuso, porque está afrontando a constituição", explicou.

De acordo com o advogado, caso os autores das falas não fossem vereadores, eles poderiam ter sido enquadrados no crime de injuria, no âmbito criminal, e responder por reparação de danos morais na esfera cível.

O presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, disse que foi contra a homenagem "dentro do debate parlamentar" e que não compreende como considerar "a mesma coisa uma mulher e um homem biológico, ignorando todas as suas características genéticas, biológicas, físicas e psicológicas".

Já Gilvan da Federal justificou que sua posição está relacionada à crença religiosa de que "deus fez o homem e a mulher".

O vereador afirmou ainda que homenagear uma mulher trans "é uma afronta e desrespeito às mulheres".

Câmara de Vereadores de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.