#Verificamos: É falso que Daniela Mercury disse em show que Jesus era gay - Agência Lupa

3 years ago 956
ARTICLE AD BOX

Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra a cantora Daniela Mercury em um show. No registro, a artista diz que “a nossa Constituição não é a bíblia” e afirma que “Jesus era gay, muito gay, muito bicha, muito veado”. Ela finaliza sua fala dizendo que o Brasil “está muito chato”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Em total desespero Daniela Mercury grita que Jesus era gay”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é antigo e foi editado para parecer que Daniela Mercury fazia referência à figura religiosa de Jesus Cristo. Na verdade, ela estava falando sobre o falecido cantor Renato Russo. Uma versão sem cortes da fala da artista, disponível no YouTube, mostra que, a partir dos 4 minutos do início da gravação, Daniela começa a cantar a música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana. Em seguida, a cantora começa a falar sobre seu amigo, Renato Russo, vocalista do grupo, dizendo que ele “era gay, muito gay, muito bicha, muito veado sim”. 

O show foi realizado no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), em julho de 2018. Em sua participação no evento, a cantora protestou contra o cancelamento da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que seria apresentada no mesmo festival e contava com uma artista transexual interpretando Jesus Cristo como trans. Na época, o governo de Pernambuco cancelou a apresentação da peça, que aconteceria entre os dias 20 e 29 de julho daquele ano. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada na época. o motivo da atitude seria a pressão de parceiros do festival, que ameaçaram boicotar o evento. 

Em entrevista ao portal F5, site de entretenimento da Folha, também em 2018, Daniela Mercury negou que tenha falado que Jesus é gay na sua participação do festival. “Não era uma manifestação religiosa e sim uma fala indignada contra a censura artística de uma peça teatral”, disse.

Uma checagem semelhante foi feita por Boatos.org e Estadão Verifica.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.