ARTICLE AD BOX
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta quarta-feira (5) um decreto que proíbe a participação de meninas e mulheres transgênero em competições esportivas femininas em escolas e faculdades americanas.
Intitulado "Mantendo os Homens Fora dos Esportes Femininos" (“Keeping Men Out of Women’s Sports” em inglês), o decreto cumpre uma promessa feita por Trump durante sua campanha presidencial de 2024, segundo o Wall Street Journal.
Leia mais: Argentina anuncia saída da Organização Mundial da Saúde
A ordem executiva instrui o Departamento de Justiça a proibir a participação de meninas e mulheres transgênero em esportes escolares femininos, com base em sua interpretação do Título IX, uma lei que combate a discriminação sexual em programas educacionais financiados pelo governo federal, informou um funcionário da Casa Branca.
O Departamento de Educação será responsável por liderar as investigações em escolas para garantir o cumprimento da medida. Mais de 20 estados já aprovaram leis que proíbem a participação de meninas transgênero em esportes femininos, algumas das quais enfrentam desafios legais, segundo informações da Reuters.
Leia mais: Sobe para 11 o número de mortos no pior ataque a tiros da história da Suécia
Desde o início de seu mandato, em 20 de janeiro, o governo Trump tem adotado uma postura crítica em relação aos direitos das pessoas transgênero. O presidente também emitiu uma ordem executiva que busca negar a legitimidade das identidades trans, determinando que funcionários do governo se refiram apenas ao “sexo” biológico, e não ao “gênero”.