TRANSformação mineira: perfis para seguir já! - O Tempo

3 years ago 1324
ARTICLE AD BOX

Apresentamos mulheres da comunidade de Minas Gerais que são destaques em atividades que envolvem moda, fotografia e outras vertentes culturais

No domingo, dia 9 de janeiro, a artista Michaela Jaé - ou Mj Rodriguez - ficou reconhecida como a primeira atriz trans a ganhar um Globo de Ouro, prêmio que consagrou os melhores filmes e séries de TV do ano de 2021. A estatueta foi pelo merecido título que a artista venceu como prêmio na categoria Melhor Atriz em Drama para TV por sua interpretação da personagem Bianca Rodriguez na série “Pose” - um feito histórico justamente no no mês da Visibilidade Trans e Travesti e um passo para maior representatividade na comunidade LGBTQIA+ e outros tantos artistas que, ainda, não possuem seus trabalhos reconhecidos. 

“Esta é uma porta que se abre para mim. Há tantos jovens talentosos, indivíduos prósperos, que serão capazes de trilhar um caminho... Isso é para vocês”, disse Mj emocionada durante uma live em seu perfil do Instagram.

A estatueta também serve para calar a boca dos preconceituosos de plantão, que insistem em questionar e criticar as pessoas por conta de gênero ou orientação sexual. E vamos combinar? Estas são características de cada um, e que só interessam para ela mesma. O público de cabeça aberta já percebeu isso e está, há um tempinho, aproveitando e curtindo as pessoas pelo que realmente importa: talento, capacidade e arte. 

Por isso, elencamos, a seguir, algumas mulheres trans de Minas Gerais, que destaques em atividades que envolvem moda, fotografia e outras vertentes culturais. 

Anna Valentina
Anna Valentina tem 28 anos e é fotógrafa. Já clicou diversos eventos e books, aventurou nas áreas de gastronomia e casamentos e está sempre disposta a exercitar a criatividade que a sua profissão permite. Também já trabalhou como modelo e desfilou para algumas marcas como Denise Valadares, durante o Minas Trend, em BH, e participou da campanha da marca de maquiagem Nars no mês da diversidade, em 2021. 

Ariella Moura
A modelo Ariella Moura, 22,  já trabalhou para diversas marcas e desfilou em importantes eventos de moda brasileira como Minas Trend e São Paulo Fashion Week e foi coroada Miss Trans Brazil em 2019, na competição realizada no Rio de Janeiro. Foi a terceira colocada no Miss Internacional Queen, em 2020, no balneário tailandês de Pattaya. Durante a pandemia, Ariella morou dois anos na Tailândia trabalhando como modelo e fazendo ações sociais no país. Desde que realizou a transição há 2 anos,  a modelo reconhece o privilégio de sempre poder contar com o apoio dos pais e, desde então, aproveita da sua visibilidade para mostrar que outras mulheres trans podem ocupar todos os espaços. 

Giovanna Heliodoro
Giovanna Heliodoro, 23, é historiadora, comunicadora, produtora e colunista do portal BuzzFeed. Símbolo da luta a favor da igualdade de gênero, a mineira aborda assuntos atuais e sociais, levando debates sobre suas vivências como pessoa negra e transgênero para as suas redes, além de falar também  sobre beleza, entretenimento e gastronomia para mais de 100 mil seguidores no seu perfil do Instagram. Ela também é apresentadora do canal "Trans Preta" no Youtube e integra a ONG EQUI, que visa a inclusão e capacitação do público transgênero no mercado de trabalho. Também é speaker do TEDx  - foi ouvida por mais de 20 milhões de pessoas.  Em 2018, publicou o seu primeiro livro, “Raízes - Resistência Histórica”. 


Lázara dos Anjos
Professora e performer de vogue - um estilo de dança baseado nas poses de modelos - há 8 anos em de Belo Horizonte, Lázara também é atriz, roteirista, diretora e DJ. Seu perfil no Instagram é repleto de conversas sinceras, debates necessários e  vídeos de suas performances repleta de doses de autoafirmação e muito estilo. 

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.