ARTICLE AD BOX
A sigla LGBTQIA+ inclui letras que podem ser usadas para explicar a orientação sexual, a expressão e a identidade de gênero de muitas pessoas. Apesar de estar cada dia mais presente em nosso cotidiano, seu significado ainda levanta algumas dúvidas.
A letra "T", por exemplo, representa travestis e transexuais. No entanto, mesmo sabendo o significado da letra, você sabe o que significam os termos travesti ou transexual, se existe diferença entre eles e quando usar cada uma dessas nomenclaturas? Para não restarem dúvidas, explicamos cada conceito.
Travesti
Travesti é aquela pessoa, homem ou mulher, que não se identifica com o seu gênero biológico e se sente, se comporta e se veste como uma pessoa de outro gênero.
Por exemplo, um homem que não se identifica com o gênero que lhe foi estabelecido no nascimento por causa dos seus órgãos genitais, e se sente como mulher ou o contrário - uma mulher que se sente como se fosse um homem - apesar de ter nascido mulher, pode ser chamado de travesti.
Ah, e o artigo, feminino ou masculino, que acompanha a palavra travesti deve ser de acordo com o gênero com o qual a pessoa se identifica.
Transexual
A explicação para transexual é bastante semelhante à de travesti e, por isso, gera tanta dúvida e confusão na maioria das pessoas.
Assim como as pessoas travestis, as transexuais também não se identificam com o sexo que nasceram e, assim, se comportam como uma pessoa de outro sexo.
Anos atrás, dizia-se que a diferença do transexual para o travesti, é que o primeiro opta por passar por procedimentos cirúrgicos para fazer a readequação do sexo. Se você é dessa época, esqueça essa diferenciação, considerada preconceituosa.
Não há diferença entre travesti e transexual. Apenas veja como a pessoa prefere ser chamada.
Transgênero
Nos Estados Unidos, transgênero e transexual são sinônimos. Os termos são usados para pessoas que se identificam com o sexo oposto ao biológico.
No Brasil, o conceito de transgênero é mais amplo e engloba todas as formas que fogem do padrão de gênero tido como "normal", incluindo os transexuais.
A terminologia é utilizada como uma espécie de termo "guarda-chuva", para representar toda a diversidade trans. O grupo é composto por: travestis, mulheres trans, homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias (que não se enquadram nos conceitos de "feminino" e "masculino") e diversos outros.
Na dúvida, pergunte
Na prática, nada difere uma mulher trans de uma travesti, mas especialistas explicam que a palavra travesti tem peso político e é uma forma de resistência à violência.
"Quando uma travesti é assassinada, agredida ou sai no noticiário policial acusada de roubo, por exemplo, é sempre travesti. Quando está fora de um contexto violento, seja atuando numa novela ou em cima de um palco — ou, ainda mais raro, em um cargo alto numa empresa — é chamada de mulher trans", apontou a Universa em 2021 Lázara dos Anjos, professora de voguing que se identifica como travesti.
Os três termos (travesti, transexual e transgênero), estão relacionados a uma pessoa que sua identidade de gênero não corresponde ao sexo biológico imposto com o qual nasceu. Ainda há quem use "travesti" para diferenciar uma mulher trans que não passou por uma cirurgia de readequação sexual, mas, segundo ela, essa é uma forma preconceituosa de usar o termo e a distinção não se aplica.
"É uma questão de identificação. Algumas vão usar travesti, outras mulheres, trans. A diferença está em como as pessoas cisgênero nos enxergam", disse à época.
Na dúvida, pergunte como a pessoa prefere ser chamada. E não se esqueça que desrespeitar o nome e o gênero com o qual a pessoa se identifica é uma atitude transfóbica.
Cis e Trans, qual a diferença?
Outras duas nomenclaturas que levantam muitas vezes dúvidas são cis e trans. Mas é simples.
A pessoa "cis gênero" é aquela que se identifica com as características biológicas que nasceu, como, por exemplo, uma pessoa que nasceu mulher e se identifica com a orientação de gênero de mulher.
Já como falamos anteriormente, aquelas pessoas que não se identificam com o seu sexo biológico são trans.
*Com informações de Mariana Gonzalez, de Universa