Trans e travestis recebem nova certidão de nascimento com retificação do nome em Juazeiro do Norte, no Ceará - Globo

3 years ago 991
ARTICLE AD BOX

A entrega faz parte do I mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Pessoas realizado pela Defensoria Pública Geral do Ceará.

26 pessoas trans recebem nova certidão de nascimento com retificação do nome em Juazeiro do Norte — Foto: Defensoria Pública de Juazeiro do Norte/Divulgação

Vinte e seis pessoas trans e travestis receberam, nesta quinta-feira (30), em Juazeiro do Norte, uma nova certidão de nascimento com a retificação do nome. A entrega faz parte do I mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Pessoas realizado pela Defensoria Pública Geral do Ceará. No evento, maiores de 18 anos que apresentaram toda a documentação solicitada na inscrição receberam o registro com nome e gênero com os quais se identificam.

Pietra Valentina Souza, 18 anos, é uma jovem trans. Ela esteve presente para receber o documento. Nascida em um corpo masculino, disse que nunca se identificou como menino. No início da adolescência, descobriu que era uma mulher trans e precisou passar por um processo de transformação e adaptação. Hoje, receber oficialmente o nome que escolheu é um sonho realizado.

“Agora eu me sinto eu mesma, sinto que eu renasci. Foi mágico! Me senti muito acolhida, ver as pessoas iguais a mim foi muito bom! Me emocionei com o meu momento e com o momento dos outros presentes”

LEIA TAMBÉM:

Pietra Valentina Souza, de 18 anos, é uma jovem trans e recebeu documentação nova em Juazeiro. — Foto: Arquivo pessoal

Esse é o mesmo sentimento relatado pelo estudante Adam Vinícius Duarte.

“Vou mudar meu aniversário, agora vai ser dia 30 de junho. Porque é o meu nascimento nomeado. A ficha ainda não caiu. Eu estou muito feliz”

A ação é fruto da parceria entre a Defensoria e a Corregedoria Geral de Justiça do Ceará. Em todo o estado foram quase 370 pessoas inscritas para receber o registro. As cidades de Sobral e Fortaleza também fizeram as entregas.

“Essas pessoas precisam que a Defensoria Pública os acolha e promova esse tipo de mutirão que realmente ouça e tente ajudar. A Defensoria está disponível para receber e orientar pessoas que precisam realizar essas mudança”, afirmou Ana Mônica Amorim, defensora pública.

De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), e com o Provimento nº 73, de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a alteração de nome e gênero pode ser feita de forma extrajudicial, diretamente no Cartório de Registro Civil, exceto caso de menores de idade e de pessoas não-binárias nos quais há a necessidade de ingressar com ações judiciais.

Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.