Primeira travesti do Brasil é enredo da Tuiuti no Carnaval 2025
7 months ago
155
ARTICLE AD BOX
Além destas denúncias, ela também foi acusada de participar de “uma quadrilha de feiticeiros sodomitas”.
Crédito: Xica Manicongo - Tuiutí 2025 - Reprodução de Youtube
Xica Manicongo foi condenada à pena de ser queimada viva em praça pública e ter seus descendentes desonrados até a terceira geração.
Crédito: Xica Manicongo - Tuiutí 2025 - Reprodução de Youtube
No último carnaval, a Paraíso do Tuiuti apresentou um carnaval em homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e ficou com a nona colocação, com 268,3 pontos. Na ponta da classificação, a Unidos do Viradouro conquistou o terceiro título de sua história.
Crédito: Tuiutí 2025 - Instagram @paraisodotuiutioficial
O nome Paraíso do Tuiuti deriva da junção de Paraíso das Baianas com Unidos do Tuiuti, as duas primeiras escolas do morro. A escola tem como cores o azul e o amarelo. As cores, assim como o nome, também fazem referência às duas primeiras escolas de samba da comunidade. O azul foi herdado da Unidos do Tuiuti; e o amarelo, da Paraíso das Baianas.
Crédito: Tuiutí 2025 - Instagram @paraisodotuiutioficial
A Estação Primeira de Mangueira é a escola-madrinha da Paraíso do Tuiuti. As escolas têm ligação por serem de morros vizinhos. Além disso, a escola tem como símbolo uma coroa, com uma lira na ponta de cima, ladeada por ramos de louro desde sua base.
Crédito: Fabio Motta/Riotur
Depois dos anos 50, a escola voltou a ter uma experiência no Grupo Especial em 2001, com o enredo Um mouro no quilombo: Isto a história registra, do carnavalesco Paulo Menezes. Depois disso, subiu em 2016 e irá para o seu oitavo carnaval seguido na elite das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Crédito: Alex Ferro | Riotur