ARTICLE AD BOX
Escola levará para a Sapucaí enredo sobre a história da primeira travesti não indígena brasileira, Xica Manicongo. Veja a lista de lideranças trans confirmadas.
Deputada Érika Hilton e a rainha de bateria Mayara Lima na festa de lançamento do samba-enredo do Tuiuti — Foto: Thais Brum/Divulgação
A escola de samba Paraíso do Tuiuti confirmou a participação de diversas lideranças trans no desfile deste ano, entre elas as deputadas federais Érika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).
As duas estão confirmadas nos carros alegóricos da agremiação, junto com outras convidadas, como:
- Bruna Benevides, primeira travesti que se assumiu na ativa da Marinha do Brasil e presidente da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais);
- Eloina dos Leopardos, tida como a primeira pessoa a ocupar o cargo de rainha de bateria no carnaval carioca;
- a vereadora Amanda Paschoal (PSOL-SP);
- a deputada estadual Dani Balbi (PCB-RJ);
- Indianarae Siqueira, fundadora da CasaNem;
- Renata Carvalho, atriz;
- Megg Rayara, 1ª travesti negra a alcançar o título de Doutorado no País, pesquisadora, professora da UFPR;
- e Symmy Larrat, 1ª Travesti Secretaria Nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.
Em dezembro, a escola convidou integrantes de um projeto social de capacitação profissional para mulheres trans para formarem uma ala no desfile. O projeto social foi criado pela Tuiuti e pela Antra para promover a inclusão profissional de pessoas trans no mercado do carnaval.
O enredo este ano é "Quem tem medo de Xica Manicongo?", em homenagem à considerada primeira travesti não indígena do Brasil. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos. A agremiação será a segunda a desfilar na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março.