Pará e Amazonas concentram maioria dos eleitores transgênero e quilombolas do Norte

5 hours ago 4
ARTICLE AD BOX

Por: Ana Pastana

02 de janeiro de 2026

Pará e Amazonas concentram maioria dos eleitores transgênero e quilombolas do Norte

Dados são do Tribunal Superior Eleitoral (Fernando Frazão/Agência Brasil)

MANAUS (AM) – Na Região Norte do Brasil, 4.654 pessoas transgênero estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como aptas a votar nas eleições gerais de 2026. O número corresponde a cerca de 9,9% do total de eleitores transgênero do País, que soma 47.222 registros no cadastro da Justiça Eleitoral.

Dentro do recorte regional, o Pará concentra a maior parcela desse eleitorado, com 2.208 pessoas transgênero, o equivalente a 47,4% do total da Região Norte. Em seguida aparece o Amazonas, com 877 eleitores, que representam aproximadamente 18,8% do contingente regional.

No caso dos eleitores quilombolas, o Norte reúne 17.895 pessoas aptas a votar, o que corresponde a cerca de 18,8% do total nacional, estimado em 95.409 eleitores. Novamente, o Pará lidera os números na região, com 12.649 eleitores quilombolas, o equivalente a 70,7% do total nortista. O Amazonas aparece com 585 registros, cerca de 3,3% do total regional.

A possibilidade de identificação de pessoas transgênero no sistema eleitoral foi implementada a partir de 2018, quando a Justiça Eleitoral passou a permitir o registro do nome social e da identidade de gênero no título de eleitor. Os números ajudam a dimensionar a participação de grupos historicamente sub-representados no processo eleitoral e evidenciam a relevância da inclusão e da representatividade nas eleições de 2026.

O que você achou deste conteúdo?

Ótimo

Bom

Regular

Comente sua avaliação (Máx. 150 caracteres)

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.