'Mudaria minha autoestima', diz mulher trans que sonha com cirurgia de redesignação sexual, no DF - Globo

3 years ago 735
ARTICLE AD BOX

Kali Lins começou processo da mudança do corpo com hormônios há 13 anos na rede pública de saúde. Serviço é oferecido no Ambulatório Trans, que fica na 508 Sul; procedimento cirúrgico gratuito não está disponível na capital.

Kali Lins espera por cirurgia de mudança de sexo, no DF — Foto: Reprodução/TV Globo

A autônoma Kali Lins espera pelo dia em que, finalmente, vai se reconhecer no espelho. Ela é uma mulher trans e sonha com a cirurgia de redesignação sexual, o procedimento de mudança de sexo.

LEIA TAMBÉM:

Há 13 anos, a autônoma começou o processo para ter um corpo feminino e faz terapia com hormônios no Ambulatório Trans, localizado na 508 Sul, em Brasília. O serviço é oferecido pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e atende homens e mulheres trans. O procedimento cirúrgico, no entanto, ainda não é oferecido gratuitamente na capital.

"Pra mim, mudaria minha autoestima. É triste ir num clube, ir em qualquer outro lugar, com roupa de banho, ver aquele corpo bonito, achar uma maravilha e eu queria meu corpo daquele jeito", diz a autônoma.

Segundo a SES-DF, o Ambulatório Trans tem médicos especializados e aconselhamento psicológico. Porém, homens e mulheres trans reclamam do serviços oferecido. Segundo Kali, faltam médicos e os hormônios necessários no tratamento não são oferecidos pela pasta.

"É muito complicado tudo, porque eles passam só a receita e a gente tem que pegar no posto, quando tem no posto. E a gente comprar os hormônios são muito caros", conta Kali.

Documento da OAB-DF pede explicações da Secretaria de Saúde sobre falta de insumos para o atendimento de pacientes trans na rede pública — Foto: Reprodução/TV Globo

Em maio, a Ordem dos Advogados do Brasil, no Distrito Federal (OAB-DF) enviou um ofício à Secretaria de Saúde do DF cobrando explicações sobre a falta de insumos e a dificuldade dos pacientes para continuar o tratamento no Ambulatório Trans.

A presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-DF, Cíntia Cecílio destaca que o ambulatório não consegue fazer o acolhimento suficiente, "porque são poucos funcionários e acaba sendo só um serviço de acolhimento".

"Quando chega a hora de ser atendido pelo médico para encaminhar para hormonização e, posteriormente, para a cirurgia, nós não temos [profissionais]", diz Cíntia.

Segundo a OAB-DF, só é possível operar em outro estados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com decisão judicial, porque o GDF não encaminha os pacientes para cirurgia.

Gizela da Silva sonha em fazer a cirurgia de redesignação sexual, no DF — Foto: Reprodução/TV Globo

Há 4 anos, a assistente social Gizela da Silva sonha em fazer a cirurgia de redesignação sexual, mas ainda não teve respostas da Secretaria de Saúde do DF.

"É uma falta de respeito com a gente. Um desrespeito com nosso direito de fazer a cirurgia e ser feliz, ser uma pessoa realizada. A gente não se sente feliz do corpo como a gente é", diz Gizela.

Para o defensor público, Ronan Ferreira, a Secretaria de Saúde do DF é negligente no atendimento à pessoa trans. Ele defende que a cirurgia "é questão de autoconhecimento e identidade".

"Não há qualquer regulamentação no DF, nem pra o acesso de tratamento de hormonização muito menos pra cirurgia. É um processo moroso. A gente está falando de questões muito básicas, é questão de autoconhecimento, de identidade, da pessoas se conformar com seu físico", diz o defensor público.

O que diz a Secretaria de Saúde do DF

A Secretaria de Saúde informou que o Ambulatório Trans tem uma equipe multidisciplinar que conta com endocrinologistas, urologistas, dermatologistas, psicólogos e fonoaudiólogos. A pasta afirmou que oferece o tratamento hormonal para quem deseja mudar de sexo e que "apenas o que não está incluído nos serviços são as cirurgias".

OMS tira transexualidade da lista de doenças

OMS tira transexualidade da lista de doenças

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.