Lançamento de filme sobre legado e ocupação de travestis em espaços de Natal será nesta quarta

1 month ago 78
ARTICLE AD BOX

No dia 27 de agosto às 19h, o Auditório do LABCOM (UFRN) recebe a sessão master de lançamento do filme Transcedendo Fronteiras, roteirizado e dirigido pela pesquisadora e antropóloga Sol Alves. A obra é um mergulho sensível e potente sobre o legado e a ocupação travesti em espaços políticos, acadêmicos e institucionais — abrangendo mestrados, doutorados e instâncias de poder — e faz uma homenagem profunda à memória da professora doutora Leilane Assunção, referência histórica e politica na luta por direitos e reconhecimento da comunidade trans e travestis no Brasil.

Com um elenco majoritariamente composto por travestis, o filme é construído como um ritual de retomada e conexão com a transcestralidade, com uma presença imagética potente que referencia a vivencia coletiva e evidencia a força e poesia que atravessam gerações. Transcedendo Fronteiras também se torna um espaço de manuntenção e honraria a memória  para um dos últimos atos políticos de Jacqueline Brazil, presidenta da Rede Atrevida, que fez sua passagem em julho de 2025, reafirmando sua presença como liderança fundamental e inspiradora.

A produção conta com direção de fotografia de Osani e direção de arte de Bárbara Freire, imprimindo à obra uma estética que dialoga com a força poética e política da narrativa. Toda a equipe criativa é formada majoritariamente por pessoas LGBTQIAP+, reafirmando o compromisso de que as histórias sejam contadas por quem as vive e constrói.

A exibição será seguida de uma roda de conversa com a equipe realizadora, promovendo um encontro entre público e artistas para compartilhar processos criativos, reflexões e bastidores dessa produção.

O evento é aberto ao público e conta com o apoio da Mostra Monstra e do Departamento de Comunicação Social da UFRN (DECOM), com financiamento do Edital Paulo Gustavo, Governo do Rio Grande do Norte, SECULT, Fundação José Augusto e Governo Federal.

MiniBio da Roteirista e Diretora Sol Alves: Sol Alves de Lima é travesti cearense, doutoranda e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e bacharela em Humanidades e Antropologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Com atuação na produção audiovisual e na pesquisa, focando no direito à memória das travestilidades a partir de perspectivas decoloniais e políticas de ações afirmativas, articulando teoria, arte, ativismo e criação cultural.

Serviço:

Data: 27/08/2025
Horário: 19h
Local: Auditório do LABCOM – UFRN
Entrada gratuita

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.