Itaú Cultural promove curso sobre Realidade Expandida nas Artes - DASartes

3 years ago 690
ARTICLE AD BOX

Estão abertas as inscrições para Realidade Expandida nas Artes, curso de extensão realizado em parceria pelo Insper e o Itaú Cultural. Com aulas presenciais em ambas as instituições, o curso conta com uma carga horária de aproximadamente 60 horas, nas quais os 24 selecionados usarão o Metaverso para novas experiências artísticas. As inscrições vão até o dia 31 e devem ser feitas pelo link https://bit.ly/3pd1kl8.

Conduzido por Luciano Soares, professor do Insper que atua nas frentes de pesquisa acadêmicas em engenharia e na coordenação do laboratório de Realidade Virtual e Jogos Digitais, o programa leva ao contexto das artes os principais usos de realidade virtual e aumentada. As aulas terão sessões de mentoria técnica e artística e serão realizadas em laboratório de realidade virtual, com formação de equipes de projeto colaborativo em Metaverso, em busca da criação de modelos de experiências virtuais utilizando recursos neste universo.

A proposta é fazer com que os participantes usem o Metaverso para empregar equipamentos imersivos de realidade virtual com propostas artísticas para este ambiente, além de criar narrativas nas artes visuais, roteiro, narrativa e presença. Também integram o programa a criação de imagens e objetos 3D para plataformas do mesmo espaço e o desenvolvimento de um projeto artístico de realidade aumentada.

A programação será desenvolvida em cinco módulos: Experiências em Realidade Virtual, Criação de Mundos Virtuais, Modelagem 3D, Interação nos Ambientes Virtuais e Criando para Metaverso.

Inscrição e seleção

Artistas interessados devem se inscrever de 16 a 31 de agosto, pelo site do Insper, onde, entre outros materiais, inserir portfólio e link com vídeo falando sobre sua experiência com tecnologia e sua prática artística.

De 5 a 22 de setembro, as inscrições válidas serão analisadas por uma comissão de seleção, formada pela coordenação do curso do Insper e Itaú Cultural. Serão selecionados até 24 participantes, sendo que 50% das vagas serão voltadas a ações afirmativas: para preto (a) ou pardo (a); indígena residente no Brasil; refugiado(a), apátrida ou portador(a) de visto humanitário; pessoa com deficiência; travesti, transexual ou transgênero.

A lista de selecionados está prevista para ser divulgada no dia 28 de setembro. Os aprovados receberão um e-mail com instruções para a matrícula nas aulas. Alunos com frequência mínima de 75% nas aulas e demais atividades, além da apresentação de projeto no curso, receberão certificado de participação.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.