ARTICLE AD BOX
Ativista cultural e político, foi vítima de um acidente de viação aos 32 anos. Quando apresentou a sua candidatura explicou que o que movia era “a vontade de permitir a representatividade de todas as pessoas que acreditam na igualdade, na justiça social e na dignidade humana”.
4 de Novembro, 2021 - 11:20h
Gerson Moura. Foto do Bloco de Esquerda de Lousada.
Gerson Moura faleceu na manhã de quarta-feira aos 32 anos. Era natural de Nevogilde, em Lousada, onde vivia. Licenciado em Relações Internacionais, era assistente de call-center e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Vidas em Cena, um grupo de teatro amador que se tornou uma associação sem fins lucrativos de divulgação cultural, promoção do teatro e organizadora do Festival Pi’Artes. Foi também teclista da banda Gobb de Lousada.
Nas últimas eleições autárquicas, Gerson tinha sido o cabeça de lista do Bloco à Câmara Municipal de Lousada. Ao anunciar nas redes sociais que seria candidato pelo Bloco explicou que “o que move esta candidatura é a vontade de permitir a representatividade de todas as pessoas que acreditam na igualdade, na justiça social e na dignidade humana, valores pelos quais sempre lutei e nos quais sempre acreditei, além de um enorme amor a esta terra”. E, na altura da apresentação pública dessa candidatura afirmara: “Sim, somos povo que trabalha, sim somos um povo que luta, sim, somos um povo que conta os tostões, fruto do seu suor. Sim, somos o preto, o branco e o amarelo. Sim, somos o hétero, o gay, a lésbica, o transexual e o queer. Sim somos o trabalhador, o pequeno empresário e o desempregado” e “não temos vergonha de o assumir”.
O Bloco de Esquerda de Lousada manifestou profundo pesar pela perda do ativista que foi vítima de um acidente de viação no entroncamento da A41 com a A3 na Maia.
Também a Vidas em Cena expressou a sua dor escrevendo na sua página de Facebook: “Por todos os caminhos que fizeste, todas as lutas que lutaste, por seres e estares de coração, com serenidade e espírito pacificador e unificador, foste e serás sempre um exemplo. Nos caminhos que fizermos, estarás lá. As tuas lutas continuarão a ser nossas.”
Igualmente o Partido Socialista de Lousada e a Juventude Socialista, de que foi dirigente, manifestaram o seu pesar.