Evento em São Paulo ajuda empreendedores LGBTQIAP+ - Globo

3 years ago 722
ARTICLE AD BOX

Segundo pesquisa, quase todos os empreendedores LGBTQIAP+ abriram seus negócios sem apoio de instituições públicas ou privadas.

Encontro abre espaço para troca de experiências entre empreendedores LGBTQIAP+

Encontro abre espaço para troca de experiências entre empreendedores LGBTQIAP+

Empreendedores brasileiros LGBT encontraram formas de receber ajuda em um evento dedicado exclusivamente a eles, em São Paulo.

“Sou uma estilista, arte-educadora e posso dizer que sou empreendedora também, porque todo meu processo artístico veio através de criar produtos a partir de uma visão que eu tive com o lixo. Então de transformar o lixo enquanto potência”, diz Vicenta Perrota.

Empreender e lutar todos os dias contra o preconceito. Em uma realidade que exclui o diferente, a Vicenta já conquistou seu espaço e treina quem está começando.

Já a professora de dança e maquiadora, Eva Pires, viveu por muitos anos com uma identidade que não era quem ela é. Para fazer a faculdade de administração, ela não se assumiu travesti. Quando fez isso, formada, os empregos sumiram.

“Quando viam o meu currículo: 'ok, está selecionada'. Tirou o currículo, a minha pessoa chegava lá, acabou”, relata Eva.

Se os empregadores passaram ser o problema, ela virou a própria chefe. Empreender foi libertador.

“Estar aqui no evento é contar o outro lado da história que não contaram. Que somos pessoas criativas, que somos pessoas que podemos empreender, podemos ocupar qualquer espaço que uma pessoa cisgênero pode ocupar”, diz Eva

Se o foco é ocupar espaços, por que não juntar em um hotel badalado de São Paulo muitas histórias como a da Eva, da Vicenta e a da Raquel em um evento para falar sobre os desafios e as conquistas de quem é LGBTQIAP+ e quer empreender.

“Essa comunidade, quanto mais aglutinada ela estiver, ela vai conseguir fazer com que economicamente a gente possa não só se fortalecer como comunidade, mas também fortalecer a própria economia do país”, explica a idealizadora do Contaí, Raquel Virginia.

Quase todos os empreendedores LGBTQIAP+, ouvidos em uma pesquisa feita em todo o país, disserem que abriram seus negócios sem nenhum apoio de instituições públicas ou privadas. Praticamente metade trabalha na informalidade e três em cada dez precisam pedir dinheiro emprestado com parentes ou amigos para se financiar. Mesmo assim, quase 88% desses empreendedores acreditam que o seu negócio já deu certo.

O encontro, em São Paulo, promoveu a troca de experiências entre empreendedores de sucesso e outros que ainda estão começando. E também mostrou que um dos caminhos para o aumento das vendas e para conseguir financiar um negócio pode estar mais perto do que se imagina. É o chamado pink money, um poder de compra da própria comunidade LGBTQIAP+.

"Muita pesquisa, muita imersão, muitos encontros; e transformar o nosso encontro, a nossa união, em um ecossistema. A gente precisa parar de pensar individualmente, a gente precisa pensar coletivamente, pensar dentro de uma perspectiva de negócios e de ecossistema”, explica Raquel Virgina.

O empreendedor Will da Afro, com certeza, está nesse grupo. Há cinco anos, criou uma marca com uma pegada afro-urbana na periferia de São Paulo. É lá que ele cria, que as vizinhas contratadas como costureiras fazem as peças e que fica a loja dele. Não foi fácil para um jovem negro, gay, da periferia se tornar empreendedor, mas ele garante que não faria nada diferente.

“Cada dia é um novo aprendizado, são altos e baixos, às vezes é mais baixo, às vezes é mais alto. É aquela gangorra. Mas acho que, com persistência e nessa ideia que eu acredito de fazer isso dá certo, acho que é gratificante chegar aonde a gente está chegando”, relata Will.

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.