Especial Mês das Mulheres: A vida de quem traz força feminina na política, gestão e arte – Agência AIDS - Agência AIDS

3 years ago 1059
ARTICLE AD BOX

Mesmo tendo sido considerada inicialmente como doença exclusiva de determinados grupos vulneráveis, as mulheres sempre estiveram envolvidas na luta contra a aids, defendendo e reivindicando direitos daqueles que viviam e foram afetados pelo HIV.

Em homenagem àquelas que contribuem para a luta contra o HIV no Brasil e no mundo, a Agência de Notícias da Aids homenageia, nesta reportagem, as mulheres Adriana Bertini, Erica Malunguinho e Daniela Pereira.

O poder do “Artivismo” 

Trabalhando com artes visuais há 30 anos e especificamente com HIV/aids há 26, Adriana explicou que o objetivo de sua pesquisa, de sua investigação é pensar plural, diverso e multidisciplinar. “Com essa narrativa de pensamento, eu digo que eu faço ‘arte afeto’, que também é um ato de resistência, resiliência. Eu exploro três eixos temáticos: a saúde sexual e reprodutiva; o estigma e a discriminação; e o impacto ambiental.”

Adriana passou por 54 países mostrando seu trabalho e provocando reflexão por onde passou. Ela explora vários elementos em sua obra, sendo o preservativo o carro-chefe. “Eu utilizo várias fontes desse material: preservativos que não são distribuídos pela Saúde e perdem a validade; refugo da indústria nacional, material com falha de produção; aqueles utilizados em testes de qualidade; e os apreendidos em contrabando.”

A artista foi desenvolvendo técnicas, caminhos, para desenvolver uma arte que não existia. Ela ganhou uma bolsa de investigação do Museu Mundial da Suécia onde ela pôde explorar diversos materiais, orgânicos e inorgânicos. “Este é um eixo do trabalho estético, mas que fala de comportamento, de sexualidade, de atenção básica, de discriminação, da arte como denúncia e fala de afetos.  O que eu faço é tentar desconstruir essa narrativa de morte, com uma estética lúdica, da moda.”

Com o passar dos anos Adriana ampliou seu material de trabalho incluindo kits de autoteste para HIV, medicamentos e espéculos (bicos de pato) entre outros objetos, sempre reutilizando itens vencidos. “Este trabalho mais recente com espéculos faz uma denúncia de quantas mulheres e meninas perderam o acesso à atenção básica durante a pandemia, a ponto de a gente ter esse insumo vencido”, observa.

Disrupção na política

Erica Malunguinho da Silva nasceu em Recife, em 1981. É uma educadora, artista plástica e política brasileira. É filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Em 2018, foi eleita deputada estadual por São Paulo, sendo a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo. Erica é mestra em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e criadora do Aparelha Luzia, um espaço para fomentar produções artísticas e intelectuais na capital paulista.

Após o ensino médio, Erica sentiu como se “tivesse que viver outra vida”. Mudou-se para São Paulo aos dezenove anos com a ideia de se reinventar. Na capital paulista começou a reconhecer melhor sua identidade de gênero silenciada e começou a se entender como uma mulher trans. “Eu sempre fui trans. Estava vivendo uma vida gay e uma vida trans ao mesmo tempo”. Com o apoio da mãe, Malunguinho escolheu seu novo nome.

Nos anos seguintes, Erica frequentou a Universidade de São Paulo, cursando mestrado em estética e história da arte. Ela passou um tempo trabalhando como artista plástica e produziu fotografia, performances, escritos e desenhos. Além de montar seu estúdio no bairro de Campos Elísios, em São Paulo, Erica também passou os últimos quinze anos trabalhando como ativista e educadora. Trabalhou na formação de professores das esferas pública e privada em temas relacionados à arte, cultura e política.

O feminino na Gestão Corporativa 

Daniela Pereira atua há 18 anos na farmacêutica Janssen. Começou como representante de vendas na área de saúde da mulher, passou pelas áreas de virologia, gerenciamento de produtos e hoje atua com doenças infecciosas e virologia para América Latina.

Se formou em Relações Públicas pela PUC em 2002, realizou estudos de extensão na Universidade de Campinas na área de vendas corporativas.  Na sequência, realizou dois MBAs, o primeiro na Universidade da Califórnia e outro na ESPM de São Paulo.

Dica de Entrevista

Erica Malunguinho

Telefone: (11)3886-6118

Adriana Bertini

E-mail: adrianabertini@yahoo.com

Janssen

Site: www.janssen.com/brasil/contato

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.