Dia Nacional da Visibilidade Trans: veja 15 filmes e séries que abordam histórias de pessoas trans e travestis

8 months ago 530
ARTICLE AD BOX

O gshow organizou uma lista com produções que abordam histórias e dilemas enfrentados por travestis e pessoas trans, exaltando a representatividade através das telas. Vem ver!


Dia Nacional da Visibilidade Trans: veja 15 filmes e séries que abordam histórias de pessoas trans e travestis — Foto: Divulgação/Reprodução

O Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quarta (29), destaca as reivindicações por direitos e os desafios enfrentados por travestis e pessoas trans. E algumas das ferramentas poderosas de conscientização são, claro, os filmes e séries que abordam essas histórias, exaltando a representatividade através das telas.

Pensando nisso, o gshow separou algumas produções - nacionais e internacionais - que contribuem para esse debate. Veja a lista!

Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

  • Retornando de um espetáculo teatral, Manuela perde seu filho após ser atropelado. Desolada, ela busca pelo pai do menino, que se tornou uma travesti, em Barcelona. Dirigido por Pedro Almodóvar e ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional. Onde assistir: Globoplay/Telecine.

Tudo Sobre Minha Mãe (1999) — Foto: Divulgação

  • Ambientada no cenário LGBTQIA+ afro-americano e latino-americano de Nova York, a série explora a cultura ballroom entre os anos 1980 e 1990. Com dançarinos e modelos competindo por troféus, os personagens encontram apoio em suas famílias escolhidas, conhecidas como Casas, enquanto enfrentam preconceitos e desafios sociais. Onde assistir: Disney +.

Pose (2018–2021) — Foto: Reprodução

Vidas Que Transcendem (2024)

  • Série documental conta experiências, mudanças e vivências de pessoas trans, travestis e não binárias durante as práticas de bem-estar e esportes ao ar livre. Onde assistir: Globoplay.

Vidas Que Transcendem (2024) — Foto: Reprodução/Globoplay

  • Após sair da prisão, a prostituta trans Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) descobre, por meio de sua melhor amiga (Mya Taylor), que seu namorado Chester (James Ransone) está envolvido com outra mulher. Determinada a confrontá-los, ela embarca em uma jornada intensa e cheia de reviravoltas pelas ruas de Los Angeles. Onde assistir: Amazon Prime.

Tangerine (2015) — Foto: Reprodução

  • O documentário explora a vida e a obra da cantora Linn da Quebrada, destacando sua potência como artista e sua representatividade no cenário musical trans em São Paulo. Onde assistir: Globoplay.

Bixa Travesty (2018) — Foto: Reprodução

  • A série retrata a vida da icônica Cristina Ortiz Rodríguez, conhecida como "La Veneno". Cantora e personalidade da TV, ela se tornou uma figura marcante da comunidade LGBTQIA+ na Espanha. Onde assistir: Max.

Veneno (2020) — Foto: Reprodução

  • Harper, ao se reconhecer como mulher trans, embarca em uma jornada ao lado de seu amigo Will Ferrell. Durante uma viagem pelo país, eles fortalecem sua amizade e mostram ao mundo quem ela realmente é. Onde assistir: Netflix.

Will e Harper (2024) — Foto: Reprodução

A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson (2017)

  • Victoria Cruz, ativista trans, investiga as circunstâncias misteriosas em torno da morte de sua amiga Marsha P. Johnson, uma pioneira dos direitos LGBTQIA+, enquanto lida com a crescente violência contra mulheres trans. Onde assistir: Netflix.

A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson (2017) — Foto: Reprodução

  • O documentário acompanha a vida da renomada cartunista brasileira Laerte, que se reconheceu como mulher trans aos 57 anos. A obra mergulha em sua jornada pessoal e na reflexão sobre identidade de gênero. Onde assistir: Netflix.

Laerte-se (2017) — Foto: Reprodução

  • Alice, uma adolescente trans carismática e criadora de conteúdo para o YouTube, enfrenta desafios ao se mudar com o pai de Recife para uma cidade conservadora. Lá, ela busca afirmar sua identidade e realizar seu sonho de dar o primeiro beijo. Onde assistir: Amazon Prime.

Alice Junior (2019) — Foto: Reprodução

  • Jovens LGBTQIAPN+, pretos e periféricos se reúnem para celebrar suas histórias e talentos, organizando bailes cheios de batalhas artísticas eletrizantes. Onde assistir: Globoplay.

Segura Essa Pose (2024) — Foto: Reprodução

  • Paloma, agricultora, quer um casamento tradicional na igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher transgênero, lutará por seu sonho. Onde assistir: Globoplay.

Paloma (2022) — Foto: Reprodução

Manhãs de Setembro (2021)

  • Cassandra, uma mulher trans que construiu sua liberdade e independência em São Paulo, vê sua vida mudar ao descobrir que tem um filho do passado, trazendo novos desafios e responsabilidades. Onde assistir: Amazon Prime.

Manhãs de Setembro (2021) — Foto: Reprodução

Uma Mulher Fantástica (2017)

  • Marina, uma mulher trans, enfrenta o preconceito e a rejeição da família de seu ex-companheiro após sua morte, enquanto luta por seu direito de existir e amar. Onde assistir: Netflix.

Uma Mulher Fantástica (2017) — Foto: Reprodução

  • Maria Luiza da Silva é a primeira mulher trans das Forças Armadas brasileiras. Após 22 anos de trabalho como militar, foi aposentada por invalidez, por ser uma pessoa trans. Onde assistir: Globoplay.

Maria Luiza (2025) — Foto: Reprodução

CarregandoCarregando

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.