Deputada presta queixa contra Wellington Moura por injúria racial na Alesp - UOL Confere

3 years ago 774
ARTICLE AD BOX

A deputada estadual Mônica Seixas (PSOL) protocolou hoje uma representação criminal contra o deputado Wellington Moura (Republicanos) na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) sob acusações de que ele teria cometido injúria racial ao dizer que colocaria um "cabresto na boca" da parlamentar.

O comentário foi feito por Moura durante sessão da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na última quarta-feira (18). O equipamento costuma ser usado para amordaçar animais.

Na representação protocolada por Seixas, ela pede que Moura seja investigado por ato de injúria racial, "por animalizar a deputada assim como os escravocratas num período já condenado da história do Brasil". Ela também já pediu a cassação do deputado.

"Houve ofensa à dignidade e decoro da Deputada Monica Seixas em sua forma mais vil e cruel, que é utilizando uma ferramenta que pessoas negras escravizadas eram submetidas para que se calassem e servissem ao escravocrata", diz a representação assinada pela advogada Renata Cezar.

"Não podemos nos furtar do debate aqui implícito: foi racismo", completa a defesa da parlamentar.

A queixa pede, por fim, a abertura de inquérito policial para apuração das declarações de Moura, a realização de oitiva dos envolvidos e testemunhas e o envio das informações coletadas a varas criminais para que o Ministério Público possa dar andamento ao caso.

Presidente da Alesp pede 'medida rígida'

Em entrevista à GloboNews ontem, o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), disse que considera "inadmissíveis" as ofensas proferidas tanto contra Seixas quanto contra a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL). O chefe da Casa afirmou que os casos exigem que o Conselho de Ética tome "medidas rígidas".

Malunguinho foi alvo de falas transfóbicas do deputado Douglas Garcia (Republicanos), que disse que a parlamentar "defende que um homem que se sente mulher possa subir num ringue e 'descer porrada' nas mulheres, simplesmente pelo simples fato de ele se achar mulher".

A deputada estadual é a primeira mulher transexual a ser eleita deputada estadual em São Paulo.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.