Deputada Erica Malunguinho registra BO após receber ameaças sobre participação na 26ª Parada LGBTQIA+ de SP - Globo

3 years ago 825
ARTICLE AD BOX

Além da parlamentar, outras colegas também foram citadas no e-mail com as ameaças. Elas levaram o material à Delegacia de Crimes Cibernéticos (Decradi) e abriram um procedimento junto à Secretaria de Justiça, solicitando que o caso seja averiguado imediatamente.

Erica Malunguinho em debate sobre a representatividade das mulheres na política, na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo — Foto: Cesar Borges/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) afirmou nesta terça-feira (14) que registrou um boletim de ocorrência após receber por e-mail ameaças relacionadas à sua participação na 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, que ocorre no próximo domingo (19) na capital paulista. Parlamentar já foi vítima de transfobia em outras ocasiões (leia mais abaixo).

Além da parlamentar, outras colegas também foram citadas no e-mail com as ameaças. Elas levaram o material à Delegacia de Crimes Cibernéticos (Decradi) e abriram um procedimento junto à Secretaria de Justiça, solicitando que o caso seja averiguado imediatamente.

O g1 procurou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para comentar o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Erica Malunguinho é mulher trans e atua em pautas ligadas à população LGBTQIA+, direitos das mulheres, combate ao racismo, educação, saúde, entre outras. Ela foi a primeira pessoa transgênera a conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com mais de 54,4 mil votos, nas eleições de 2018.

Não é a primeira vez que Malunguinho é vítima de transfobia. Em 2019, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) pediu à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a cassação do mandato do deputado Douglas Garcia (na época no PSL).

O partido acusou o parlamentar de quebra de decoro e incitação ao ódio por ter dito em sessão plenária que tiraria a tapas um transexual caso o encontrasse no banheiro. O comentário foi feito após discurso de Erica Malunguinho.

Em maio deste ano, foi a vez de Douglas Garcia (agora no partido Republicanos) pediu a cassação do mandato da colega Erica Malunguinho ( PSOL) , alegando que teria sido agredido pela deputada em 17 de maio.

Erica Malunguinho participa de debate sobre a representatividade das mulheres na política, na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo — Foto: Cesar Borges/Fotoarena/Estadão Conteúdo

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e Região Metropolitana

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.