Comissão da Diversidade de Gênero da OAB/RO auxiliou paciente que sofreu transfobia no Hospital de Base - Tudo Rondônia

3 years ago 622
ARTICLE AD BOX

Segundo os membros da Comissão, ao chegarem a unidade de saúde encontraram a paciente no corredor do hospital e totalmente transtornada devido ao tratamento que estava recebendo na unidade

Ascom OAB/RO
Publicada em 22 de julho de 2022 às 19:00

Comissão da Diversidade de Gênero da OAB/RO auxiliou paciente que sofreu transfobia no Hospital de Base

O caso aconteceu em 2016, quando a Comissão da Diversidade de Gênero da OAB, Seccional de Rondônia, foi acionada, por duas vezes, para ajudar uma paciente transexual que teve atendimento inadequado durante a internação no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. No local, ela acionou os membros da comissão após ter sido internada na ala masculina e chamada pelo nome civil, sob o fundamento de não “ter realizado cirurgia de readequação de sexo, nem ter feito a retificação de seus documentos” mesmo apresentando o cartão do SUS na unidade de saúde, constando seu nome social. Nesta semana, a Justiça condenou o Estado a indenizá-la.

Segundo os membros da Comissão, ao chegarem a unidade de saúde encontraram a paciente no corredor do hospital e totalmente transtornada devido ao tratamento que estava recebendo na unidade. Também não foram encontrados os representantes da diretoria do hospital e a comissão foi encaminhada a um médico ortopedista que seria o responsável pela ala masculina. Após conversa, a paciente foi levada para ala feminina.

Porém, após a saída dos membros da Comissão de Diversidade, a paciente foi novamente hostilizada. Ao retornar, os advogados informaram que a atitude do profissional configurava a prática de conduta transfóbica, e por essa situação constrangedora, a paciente ingressou com ação indenizatória via judicial contra o Estado.

A Sentença do Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho – RO condenou o Estado de Rondônia por prestar atendimento inadequado durante a internação no HB. 

Segundo a sentença, o constrangimento vivenciado pela autora da ação judicial e a ausência de preparo de profissionais do HB ao lhe atender, narra que, embora os direitos das pessoas LGBTQI+ tenham sido consolidados pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Saúde LGBT, as pessoas do gênero continuam sendo desrespeitadas em unidades de saúde e devem ter o devido respeito dentro das unidades.

O Estado de Rondônia indenizará a autora em 20 mil reais. Sentença sujeita a reexame necessário pelo 2º grau de jurisdição, isto é, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Prefeitura segue a todo vapor na organização do 3º Festival Gastronômico

Mantida prisão de empregado de pet shop que enforcou cachorro durante tosa

Mantida prisão de empregado de pet shop que enforcou cachorro durante tosa

O caso teve ampla repercussão nacional após a divulgação das imagens do empregado puxando com violência a coleira de um cão da raça shih tzu, por diversas vezes, durante a tosa

O DIA NA HISTÓRIA 22 DE JULHO!

O DIA NA HISTÓRIA 22 DE JULHO!

1954 – O barco “Rio Tapajós”, com várias famílias de imigrantes japoneses, chega a Porto Velho, grupo vai fundar a colônia “13 de Setembro”

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.