ARTICLE AD BOX

O Carnaval de Rua de Caxias do Sul retorna oficialmente em 2025, após oito anos, com desfile marcado para o dia 8 de março, na Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa. O evento integra o calendário de atividades carnavalescas, que inclui os blocos de rua nos dias 1º e 2 de março. Este ano, o Bloco da Velha celebra a 13ª edição, com a expectativa de reunir cerca de 60 mil foliões. Enquanto parte da população comemora a volta das festividades, há quem se posicione contra o Carnaval.
Conforme o organizador do Bloco da Velha, Guilherme Martinatto, em entrevista à Rádio Caxias, organizar um evento como o Carnaval é uma tarefa complexa. Segundo ele, os blocos de rua possuem características diferentes das escolas de samba, que muitas vezes são alvo de críticas por receberem incentivo público. Martinatto destaca a falta de entendimento e a necessidade de um debate mais aprofundado sobre as questões que envolvem o Carnaval.
Ele ressalta que os blocos são sustentados principalmente por recursos de leis municipais de incentivo e outras formas de arrecadação, enquanto as escolas de samba trabalham em outro contexto comunitário, sendo dois estilos distintos.
Além dos blocos e do retorno do desfile, Caxias do Sul terá neste ano a primeira rainha de bateria transgênero no Carnaval de Rua. A artista e educadora social Yan Scherer, de 30 anos, foi escolhida para ocupar o posto e irá desfilar pela Associação Cultural Esportiva São Vicente. A agremiação, sediada no bairro Jardelino Ramos, levará à Rua Plácido de Castro o enredo “O quilombo que nunca se calou”, uma homenagem ao continente africano.
Yan conta que a paixão pela festividade vem desde a infância. Ela destaca a alegria de ter sido escolhida e a importância da representatividade proporcionada pelo evento.
O desfile do Carnaval de Rua ocorre no dia 8 de março, às 20h e contará com a participação de seis agremiações: Acadêmicos Pérola Negra, Escola de Samba Nação Verde e Branco, Acadêmicos Filho de Jardel, Unidos do É O Tchan, Acadêmicos XV de Novembro e Associação Cultural Esportiva São Vicente.