Atriz transgénero Hunter Schafer diz ter recebido passaporte com género alterado (que a identifica como homem)

7 months ago 162
ARTICLE AD BOX

Hunter Schafer, da série "Euphoria", mostra-se "chocada" com a alteração do seu género (de feminino para masculino) no passaporte. "Não muda nada em relação a mim ou à minha transexualidade", afirma.

GettyImages-1915793365i

"Esta é a primeira vez que isto me acontece desde que mudei o meu marcador de género", diz a atriz

Getty Images

"Esta é a primeira vez que isto me acontece desde que mudei o meu marcador de género", diz a atriz

Getty Images

A atriz transgénero norte-americana Hunter Schafer, conhecida por participar na série de sucesso da HBO Euphoria, revelou que o seu novo passaporte a identifica como sendo do género masculino apesar de ter selecionado o feminino quando fez o pedido. A alteração é consequência de uma ordem executiva, assinada por Trump depois de tomar posse, que reconhece apenas dois sexos e que declara que estes não podem ser alterados.

Num vídeo partilhado no TikTok, com mais de oito minutos, a atriz de 26 anos diz ter ficado “chocada” com a alteração e explica que tanto na carta de condução como nos passaportes que teve na adolescência estava identificada como sendo uma mulher. Contudo, a certidão de nascimento nunca foi alterada, o que pode ter contribuído para a mudança.

“Não sei exatamente o que mudou no que diz respeito ao processamento, mas esta é a primeira vez que isto me acontece desde que mudei o meu marcador de género”, afirma, acrescentando que se trata de um “resultado direto da administração” que controla os Estados Unidos e que é liderada por Donald Trump.

Acho que estou um pouco assustada com a forma como estas coisas são implementadas lentamente”, salienta Hunter Schafer, referindo-se à ordem executiva que determina que a emissão de passaportes deve ser feita apenas com as designações feminino ou masculino, com base no género da pessoa quando nasceu.

Reconhecendo ser privilegiada, enquanto “celebridade mulher trans que é branca”, a atriz afirma que sentiu a necessidade de partilhar que as alterações não são “apenas conversa” por parte do governo norte-americano. “Isto é real e está a acontecer e ninguém — independentemente de ser rico ou branco ou bonito ou o que quer que seja — está excluído.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

@csbvkjbvjkbkjjvkfsjk

posted/deleted this last night because i wanted to make a more concise/well spoken thing but it’s out in the world! so putting it back heree

♬ original sound – Hunter Schafer

Hunter Schafer diz que a primeira reação que teve à ordem executiva de Trump foi “acredito quando vir” e agora isso aconteceu. “Não pensei que fosse realmente acontecer”, revela aos fãs, explicando que teve de pedir um passaporte novo porque pretende viajar para fora dos EUA na próxima semana. O documento antigo, que a identificava como mulher, ter-lhe-á sido roubado em Espanha, no ano passado, durante as gravações de um novo projeto.

A atriz de Euphoria antecipa desafios que pode enfrentar no aeroporto na próxima semana, uma vez que o seu aspeto físico não coincide com o género que está no passaporte. “Tenho quase a certeza de que vai ser necessário expor-me perante os agentes da patrulha fronteiriça… muito mais vezes do que gostaria ou do que seria realmente necessário”, afirma.

No vídeo que partilhou no TikTok, Hunter Schafer afirma também que o facto de ter sido colocado um M (de “male”, masculino) no seu passaporte dificulta a sua vida: “Não muda nada em relação a mim ou à minha transexualidade, mas torna a minha vida um pouco mais difícil.”

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.