Alemanha lança projeto de lei para facilitar mudança de gênero - VEJA

3 years ago 696
ARTICLE AD BOX
 Paul Zinken/dpa (Photo by Paul Zinken/picture alliance via Getty Images)A senadora alemã Iris Spranger levanta a bandeira trans em celebração ao Dia da Visibilidade Transgênero em Berlim, capital da Alemanha. O país planeja reduzir burocracia para mudança de gênero e de nome - 30/03/2022 Paul Zinken/picture alliance/Getty Images

Publicidade

Publicidade

O governo da Alemanha lançou nesta quinta-feira, 30, uma proposta que busca reduzir a burocracia necessária para o processo legal de mudança de nome e de gênero de uma pessoa.

+ Rio adota gênero neutro em certidões de nascimento

+ Filha transgênero de Elon Musk vai a tribunal para romper com pai

A nova medida irá substituir a antiga legislação de 1980, que exige que os solicitantes da mudança apresentem atestado médico ou passem por um processo judicial muitas vezes demorado e caro, no qual o gênero da pessoa é avaliado por dois especialistas e um juiz.

+ Ucrânia: mulheres trans estão impedidas de deixar o país

“A lei atual trata os afetados como se estivessem doentes. Não há justificativa para isso”, disse o ministro da Justiça, Marco Buschmann, em comunicado.

A ministra das Famílias, Lisa Paus, descreveu a atual Lei Transexual como “degradante” e disse: “Agora vamos finalmente aboli-la e substituí-la por uma lei moderna de autodeterminação”.

+ Maioria das crianças transgênero não muda de ideia após 5 anos

Se aprovada, a nova lei irá permitir que indivíduos transgêneros, intersexuais e não-binários alterarem seus dados apenas com uma visita ao cartório de registro civil local. Pessoas com 14 anos ou mais poderiam realizar a transição de gênero. No entanto, no caso dos menores de idade, um tribunal poderia anular a ação se os pais não a apoiassem a transição.

Continua após a publicidade

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Leia o artigo inteiro
LEFT SIDEBAR AD

Hidden in mobile, Best for skyscrapers.